
Atelectasia e febre são comuns após cirurgias, mas estudos indicam que não há evidências que as associem diretamente. A investigação de outras causas é crucial.
Atelectasia pode causar febre?
Atelectasia e febre são eventos frequentes no pós-operatório, levando muitos médicos a considerarem a atelectasia como uma possível causa de febre, principalmente quando infeccções não são a principal suspeita.
Esse pensamento é amplamente discutido na literatura médica e em consultas clínicas.
Mas será que a relação entre os dois é realmente causal?
Atelectasia e febre: uma correlação incerta
Embora tanto a atelectasia quanto a febre possam ocorrer após cirurgias, estudos indicam que essa correlação não é bem fundamentada.
Não há uma ligação clara entre a atelectasia e o desenvolvimento de febre no paciente cirúrgico.
Acredita-se que, muitas vezes, essa associação seja coincidência.
O que dizem as evidências científicas?
Uma revisão sistemática que avaliou 998 pacientes em 8 estudos não encontrou evidências que sustentem a hipótese de que a atelectasia cause febre no pós-operatório.
Conclusão
Antes de atribuir a febre à atelectasia em um paciente cirúrgico, é fundamental investigar outras causas mais graves e prováveis.
A busca por infecções ou complicações mais sérias deve sempre ser a prioridade para garantir o tratamento adequado.
Referências
- Mavros MN, Velmahos GC, Falagas ME. Atelectasis as a cause of postoperative fever: where is the clinical evidence? Chest. 2011 Aug;140(2):418-424. doi: 10.1378/chest.11-0127. Epub 2011 Apr 28. PMID: 21527508.
- Crompton JG, Crompton PD, Matzinger P. Does Atelectasis Cause Fever After Surgery? Putting a Damper on Dogma. JAMA Surg 2019; 154:375.