Concentrado de Hemácias: Quando a Transfusão é Necessária?

Concentrado de Hemácias: Quando a Transfusão é Necessária?
27/08/2024
4 min

Descubra as indicações corretas para a transfusão de concentrado de hemácias, incluindo casos de sangramento agudo e em pacientes críticos. Saiba quais critérios devem guiar a decisão médica.


Quando a transfusão de hemácias é indicada em sangramentos agudos?

A decisão de transfundir hemácias em casos de sangramento agudo, especialmente em situações graves e instáveis, não deve ser baseada unicamente nos valores de hemoglobina. Nessas circunstâncias, a avaliação deve focar:

  • no controle do sangramento; 
  • na presença de sinais de choque;
  • e na análise dos sinais vitais do paciente.

Para pacientes com sangramentos agudos já estabilizados, uma meta de hemoglobina superior a 7 g/dL tem se mostrado segura e eficaz, contribuindo para a melhora dos desfechos clínicos.

Transfusão de hemácias em pacientes críticos: O que dizem os estudos?

Um estudo relevante, o TRICC (1999), analisou 834 pacientes em cenários críticos e comparou dois protocolos de transfusão:

Grupo restritivo Transfusão com hemoglobina < 7 g/dL (meta: entre 7 a 9 g/dL)
Grupo liberal Transfusão com hemoglobina < 10 g/dL (meta: entre 10 e 12 g/dL)

Os resultados do estudo, mesmo com sua interrupção precoce, não mostraram diferença significativa na mortalidade entre os dois grupos após 30 dias.

Compartilhe:

Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:

09 Set 2024

Extubação: Cuidados e Como Fazer

A falha de extubação possui uma incidência em torno de 15% e está associada a piores desfechos e aumento da mortalidade. O tópico “Extubação: Cuidados e Como Fazer” revisa o processo de extubação, incluindo avaliação neurológica, proteção de via aérea, testes respiratórios e outros passos para um procedimento adequado.

09 Set 2024

Lesão Hepática Induzida por Drogas (DILI)

A lesão hepática induzida por drogas (também chamada de DILI, do inglês drug induced liver injury) é uma das principais causas de insuficiência hepática aguda. A DILI pode ser responsável por até 4% das internações por icterícia. Um artigo do Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine avaliou os principais medicamentos relacionados a DILI. Este tópico aborda os resultados do estudo e o manejo do paciente com DILI.

Veja mais em nosso blog: