Priapus é o deus grego da fertilidade e luxúria, sempre personificado nos quadros e esculturas com o falo ereto. Vem daí o nome da doença que iremos discutir hoje. Priapismo! Chama o Uro e pronto? Nada disso, é importante saber identificar a doença, suas etiologias e possíveis implicações.

Priapismo é definido como a ereção persistente do falo não associada a desejo ou estímulo sexual. Pode correr em todas as idades mas é mais comum em crianças entre 5 a 10 anos e homens entre 20 a 50 anos. A maior parte dos casos ocorre por paralisia e incapacidade da musculatura lisa dos corpos cavernosos se relaxarem, causando uma síndrome compartimental peniana, hipóxia e isquemia dos corpos cavernosos. Esse priapismo é chamado de isquêmico ou de baixo fluxo. Outros não são isquêmicos e ocorrem por fístula entre artéria cavernosa e corpo cavernoso. Estão relacionados à trauma da região perineal ou peniana, decorrente de acidentes ou procedimentos urológicos. O priapismo isquêmico é uma urgência urológica, enquanto o não isquêmico se resolve espontâneamente. Como diferenciar os dois então? Pela gasometria dos corpos cavernosos ou USG com Doppler das artérias cavernosas. O tratamento do isquêmico é urológico, pela aplicação de drogas simpaticomiméticas locais (fenilefrina) e cirurgia em caso de refratariedade - drenagem por confecção de fístula. Importante lembrar que as condutas específicas na anemia falciforme como hemotranfusão e exsanguíneo transfusão carecem de evidências e podem ser tentadas na refratariedade.

Dentre as causas de priapismo isquêmico, estão:
🔊 Doenças Hematológicas: Anemia Falciforme, Leucemia, Talassemia, Mieloma Múltiplo, PTT
🔉 Choque Medular
🔊 Drogas: cocaína, metilfenidato, bloqueadores alfa, injeções intracavernosas, antidepressivos (ex. trazodona), inibidores PDE5
🔉 Picada de Escorpião: estímulo colinérgico
🔉 Doenças metabólicas: Gota, DM, Amiloidose

Referências: 📚 DK, Jarow, J, Broderick, GA, et al. American Urological Association Guideline on the Management of Priapism. J Urol 2003; 📚 Uptodate 2019

#tdc #tadeclinicagem #medicina #medicinainterna #clinicamédica #priapismo #urologia #anemiafalciforme #priapus