A Bendopneia é o mais novo sintoma descoberto para Insuficiência Cardíaca. Descrito em 2014, na Universidade do Texas, é a falta de ar quando o paciente se inclina para frente na posição sentada, como se fosse colocar uma meia ou amarrar os sapatos. Parece ocorrer por aumento da pressão intratorácica que leva a elevação das pressões de enchimento ventricular. O estudo original identificou que todos os pacientes com bendopneia tinham aumento das pressões direitas, assim como é na ortopneia, e o sintoma ocorria mesmo sem queda do índice/débito cardíaco. Além disso, não houve diferença entre os pacientes com e sem o sintoma em relação a medida da circunferência abdominal, ou seja, não foi a barriga maior ou menor que causou a bendopneia.

Se vc já viu esse sintoma deve estar se perguntando se deveria pesquisar IC. Na verdade, por ser um sintoma descrito há apenas 5 anos, faltam trabalhos para sabermos qual é a especificidade e sensibilidade da bendopneia para insuficiência cardíaca na população geral. Logo, podem haver outras causas para esse sintoma que não IC. O que sabemos, por publicações recentes, é que nos pacientes com diagnostico de IC, a bendopnea se correlaciona a aumento da mortalidade.

Já viu alguém com bendopneia? Gostou de conhecer esse sintoma novo?

Comente aqui embaixo!

#bendopneia #tdc #tadeclinicagem #podcastbrasil #podcast #insuficienciacardiaca #cardiologia #cardio #nyha #ortopneia

Referências: 📚 Characterization of a Novel Symptom of Advanced Heart Failure: Bendopnea. Jennifer T. Thibodeau, MD, MSC et al. JACC: Heart Failure. 2014 📚 Clinical significance of bendopnea in heart failure—Systematic review and meta-analysis. Raymond Pranataa, Bambang Budi Siswanto. Indian Heart Journal 2019