Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Gabapentinoides, Dor Neuropática e Eventos Adversos
Os gabapentinoides (pregabalina e gabapentina) são anticonvulsivantes amplamente utilizados para a dor neuropática. Vistos como drogas seguras, a prescrição dessas medicações têm aumentado progressivamente. Estudo publicado em julho no American Journal of Kidney Diseases (AJKD) investigou a associação de gabapentinoides e eventos adversos em idosos com doença renal crônica. Vamos ver os resultados e revisar a evidência sobre essas medicações.
Insuficiência Adrenal
A adrenal é responsável por produzir glicocorticoides, mineralocorticoides e androgênios. Esta revisão aborda o diagnóstico e tratamento da insuficiência adrenal (IA), em pacientes estáveis e instáveis (crise adrenal).
Profilaxia Primária de Trombose no Paciente com Câncer
Pacientes com neoplasia possuem alto risco para desenvolvimento de eventos tromboembólicos. Encontrar o grupo que mais se beneficia de profilaxia primária é uma tema recorrente em diversos estudos nos últimos anos. O trabalho TARGET-TP, publicado na JAMA em novembro de 2023, propôs uma nova estratégia para identificar esses pacientes. Esse tópico revisa o tema e os resultados do estudo.
Hipertensão no Paciente Internado
Você é chamado para ver uma paciente internada por pielonefrite que está com a pressão arterial (PA) de 182/86 mmHg. Ela está assintomática, mas você teve que ser convocado, pois os parâmetros para chamar o médico plantonista incluem PA elevada. O que fazer nessa situação?