Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Febre Maculosa Brasileira
Em junho de 2022, a Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério da saúde lançou um manual chamado: “Febre Maculosa - Aspectos epidemiológicos, clínicos e ambientais”, trazendo em 162 páginas vários conceitos importantes sobre essa doença pouco mencionada, indo da investigação clínica até como fazer a notificação e prevenção dessa doença. Para revisarmos os principais conceitos, trouxemos a segunda seção deste manual: Aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento
Atualização sobre ICFEP e Finerenona: o estudo FINEARTS-HF
A finerenona é um antagonista de receptor mineralocorticoide estudado para tratamento de doença renal crônica associada a diabetes. O estudo FINEARTS-HF avaliou a finerenona em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção maior ou igual a 40% para redução de desfechos cardiovasculares. Este tópico traz os resultados do estudo.
Quetamina versus Eletroconvulsoterapia para Depressão
Mais de 30% dos pacientes com um episódio depressivo maior não atingem remissão mesmo com múltiplas tentativas de antidepressivos. Nesse cenário de depressão resistente ao tratamento, a eletroconvulsoterapia (ECT) é preconizada por algumas sociedades. Essa revisão sistemática do Journal of American Medical Association (JAMA) de outubro de 2022 comparou quetamina com eletroconvulsoterapia para depressão. Este tópico revisa essas terapias para depressão e traz os resultados do estudo.
Acesso Venoso Central - Complicações
Estima-se que 27 milhões de cateteres venosos centrais (CVC) sejam puncionados anualmente no mundo. A inserção e manutenção desses dispositivos têm complicações que podem levar a desfechos graves. Em 2024, foi publicada uma revisão sistemática e meta-análise no Journal of the American Medical Association (JAMA) avaliando as complicações associadas aos CVC em estudos de 2015 a 2023. Este tópico revisa as complicações, sítios de punção, uso de ultrassom e traz os resultados do estudo.