Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Lesão Hepática Induzida por Drogas (DILI)
A lesão hepática induzida por drogas (também chamada de DILI, do inglês drug induced liver injury) é uma das principais causas de insuficiência hepática aguda. A DILI pode ser responsável por até 4% das internações por icterícia. Um artigo do Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine avaliou os principais medicamentos relacionados a DILI. Este tópico aborda os resultados do estudo e o manejo do paciente com DILI.
Atualização de DPOC: GOLD 2024
Anualmente é publicada a diretriz do Global Initiative for Chronic Obstrutive Lung Disease (GOLD), um programa internacional sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O GOLD 2023 já foi coberto no Guia. Este tópico traz as atualizações do GOLD 2024.
Caso Clínico #23
Mulher de 30 anos procura o pronto-socorro por dispneia há duas semanas associada a tosse seca.
Dor Abdominal no Pronto-Socorro
Dor abdominal é uma queixa muito presente no pronto-socorro, abordada classicamente pelo Dr. Cope em 1921. A evolução dos exames de imagem e a sobrecarga de pacientes trazem desafios próprios da atualidade. O New England Journal of Medicine publicou uma revisão sobre o tema em julho de 2024. Aproveitando a publicação, o tópico "Dor abdominal no pronto-socorro" discute pontos-chave sobre esse cenário.
Macrolídeos
Os macrolídeos são antibióticos usados principalmente para infecções respiratórias, gastrointestinais e infecções sexualmente transmissíveis. Em janeiro de 2024, o Lancet Respiratory Medicine publicou um artigo avaliando o tratamento combinado de macrolídeos com beta-lactâmicos para pneumonia. Explorando o tema, o tópico “Macrolídeos” revisa os principais usos, apresentações, espectro de ação e efeitos adversos dessa classe de antibióticos.
Tratamento de Tabagismo no Paciente Internado
A hospitalização é uma oportunidade para a cessação do tabagismo, mas a manutenção da abstinência após a alta é um desafio. Uma revisão da Cochrane de maio de 2024 avaliou os efeitos das diferentes estratégias de cessação de tabagismo em pacientes hospitalizados. Este tópico abordará dependência e abstinência à nicotina, assim como os tratamentos disponíveis.