Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Tirzepatida: novo medicamento para obesidade
A World Obesity Federation estima que em 2030 haverá 1 bilhão de pessoas com obesidade no mundo. Em junho de 2022, foi publicado no New England Journal of Medicine o artigo SURMOUNT-1, que estudou a tirzepatida e atingiu resultados importantes no tratamento da obesidade. Aqui revisamos os medicamentos para obesidade e trazemos essa nova evidência.
Intercorrências na Hemodiálise
A hemodiálise (HD) é a modalidade de terapia renal substitutiva (TRS) que utiliza a circulação extracorpórea para remover as substâncias dialisáveis e realizar a ultrafiltração (retirada de líquido do organismo). É realizada nos pacientes com injúria renal aguda (IRA) e doença renal crônica (DRC) no contexto hospitalar, nas clínicas de diálise e até em domicílio. As sessões são seguras, mas intercorrências podem acontecer. Esta revisão trata das intercorrências mais importantes durante a hemodiálise.
Anfotericina B
Anfotericina B é um antifúngico amplamente utilizado. A medicação está associada a muitos efeitos adversos, principalmente nefrotoxicidade. Este tópico discute os usos da anfotericina B, os efeitos adversos e as estratégias para diminuí-los.
Asma e Uso de Beta Agonistas de Curta Ação
É comum os pacientes recorrerem a beta agonistas de curta ação (SABA) em uma crise de asma. Porém, confiar apenas nos SABA não é uma boa opção. Um estudo apresentado na conferência da American Thoracic Society e publicado no New England Journal of Medicine acrescentou evidências nesse tema. Vamos ver os achados e rever o tratamento inicial de asma.