Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Anticoagulação na Fibrilação Atrial com Doença Valvar Reumática
Em agosto de 2022 ocorreu o congresso da European Society of Cardiology (ESC) e um dos estudos apresentado foi o INVICTUS. Este trabalho avaliou pacientes com fibrilação atrial e doença valvar reumática com a hipótese de que a rivaroxabana seria não-inferior à varfarina. Vamos aproveitar para revisar anticoagulação na fibrilação atrial e comentar o que este artigo acrescentou.
Tratamento de Hiponatremia e Mielinólise Pontina
Hiponatremia grave sintomática pode ocasionar complicações ameaçadoras à vida através de edema cerebral. Elevações acima de 12 mEq/L em 24 horas foram classicamente associadas com o surgimento da síndrome de desmielinização osmótica e mielinólise pontina. Em setembro de 2023, um estudo retrospectivo lançado na revista NEJM Evidence comparou diferentes estratégias de correção e avaliou mortalidade, tempo de hospitalização e ocorrência de mielinólise pontina. Este tópico revisa o tratamento de hiponatremia grave, mielinólise pontina e os resultados deste estudo.
Caso Clínico #3
Homem de 71 anos, tabagista, vem ao pronto-socorro com tosse secretiva há 03 meses, febre, perda de peso e diversos tratamentos para pneumonia sem melhora.
Tratamento da Coronária Não Culpada no Infarto Agudo do Miocárdio
O tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM) envolve a revascularização da coronária acometida. Ainda há dúvidas sobre o manejo de estenoses em coronárias não envolvidas no IAM. O congresso da European Society of Cardiology (ESC) de 2023 trouxe resultados de dois estudos sobre esta situação. Este tópico revisa o tema e traz um resumo dos estudos.