Instagram

Veja outros posts:

Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:

13 Jun 2022

Febre de Origem Indeterminada

Febre de origem indeterminada (FOI) é reconhecida há mais de um século. Ao longo dos anos sua definição já foi revisitada algumas vezes. Independente dessas definições, FOI deve ser considerada quando um paciente apresenta febre sem uma causa clara, mesmo com investigação hospitalar ou ambulatorial adequada, por um período de tempo suficiente para excluir febre autolimitada. Em fevereiro de 2022, foi lançada uma revisão no New England Journal of Medicine sobre o tema e trazemos os principais pontos aqui:

03 Jul 2023

Intoxicação por Antidepressivos e Síndrome Serotoninérgica

Um medo nos pacientes que ingerem altas doses de inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) é a ocorrência de síndrome serotoninérgica. Um estudo publicado em novembro de 2022 da revista Clinical Toxicology avaliou o desenvolvimento de síndrome serotoninérgica após a ingestão de elevadas doses de ISRS. Este tópico revisa o tema e traz os resultados do estudo.

22 Mai 2023

Novos Critérios de Duke para o Diagnóstico de Endocardite Infecciosa

A endocardite infecciosa é uma doença de difícil diagnóstico, com alta taxa de mortalidade. Em 2023, foi divulgada no Congresso Europeu de Infectologia (ECCMID) a atualização dos critérios de Duke para o diagnóstico de endocardite, publicados posteriormente no Clinical Infectious Diseases. Este tópico revisa os novos critérios e as implicações para o diagnóstico de endocardite infecciosa.

22 Mai 2023

Tempestade Tireotóxica

A tempestade tireotóxica é uma urgência endocrinológica. Uma parte essencial do tratamento são as tionamidas, medicamentos antitireoidianos. Em abril de 2023, o JAMA Open publicou um estudo comparando duas tionamidas (propiltiouracil e metimazol) na crise tireotóxica. Este tópico revisa o tratamento dessa condição e traz os achados do artigo.