Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Bacteremia por Staphylococcus aureus
A bacteremia por Staphylococcus aureus tem uma mortalidade de 10 a 30%. Indicação de ecocardiograma, necessidade de repetir hemoculturas e tempo de tratamento são dúvidas frequentes. Este tópico revisa as manifestações, abordagem inicial e tratamento dessa condição.
Reações Cutâneas Graves a Antibióticos
Antibióticos, alopurinol e anticonvulsivantes são os medicamentos mais envolvidos em reações cutâneas. Uma publicação de agosto de 2024 do Journal of the American Medical Association (JAMA) avaliou o risco de reações cutâneas graves entre os principais antibióticos de uso ambulatorial. Este tópico revisa as reações cutâneas graves e os achados deste estudo.
Doença de Parkinson: Avaliação e Tratamento
A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum da prática clínica, atrás apenas da doença de Alzheimer. O tratamento envolve medicações sintomáticas e intervenções como a estimulação cerebral profunda (deep brain stimulation, DBS). O tópico “Doença de Parkinson: Avaliação e Tratamento” revisa os principais conceitos para o manejo dessa condição.
Extubação: Cuidados e Como Fazer
A falha de extubação possui uma incidência em torno de 15% e está associada a piores desfechos e aumento da mortalidade. O tópico “Extubação: Cuidados e Como Fazer” revisa o processo de extubação, incluindo avaliação neurológica, proteção de via aérea, testes respiratórios e outros passos para um procedimento adequado.
Lesão Hepática Induzida por Drogas (DILI)
A lesão hepática induzida por drogas (também chamada de DILI, do inglês drug induced liver injury) é uma das principais causas de insuficiência hepática aguda. A DILI pode ser responsável por até 4% das internações por icterícia. Um artigo do Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine avaliou os principais medicamentos relacionados a DILI. Este tópico aborda os resultados do estudo e o manejo do paciente com DILI.
Diretriz de Hemorragia Subaracnóidea Aneurismática da AHA/ASA
A hemorragia subaracnoidea aneurismática (HSAa) é o terceiro evento cerebrovascular mais comum, após AVC isquêmico e AVC hemorrágico parenquimatoso. Em maio de 2023, foi publicada a diretriz de HSA da American Heart e American Stroke Association (AHA/ASA). O tópico "Diretriz de Hemorragia Subaracnoidea Aneurismática da AHA/ASA" revisa o diagnóstico, classificação e tratamento da doença.