Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado (MGUS)
A gamopatia monoclonal de significado indeterminado (MGUS) é uma condição pré-maligna com risco de evoluir para neoplasia hematológica, principalmente mieloma múltiplo. A maioria dos pacientes com MGUS não progredirá para quadros neoplásicos, dificultando a escolha de quem se beneficiaria de investigação adicional. Em abril de 2024, foi publicado no Annals of Internal Medicine uma calculadora de risco para auxiliar na indicação de investigação medular nesses pacientes. Este tópico revisa MGUS e traz os resultados do estudo.
Hipertensão Arterial na Doença Renal Crônica
O manejo da hipertensão arterial sistêmica na doença renal crônica tem particularidades que podem dificultar o controle pressórico. Este tópico aborda as principais diretrizes de tratamento para esses pacientes, incluindo a de 2023 da European Society of Hypertension (ESH) e de 2024 do Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO) e da European Society of Cardiology (ESC).
Tratamento da Fibrose Pulmonar Idiopática
A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença grave e progressiva. Na conferência da American Thoracic Society de 2022 foi apresentado um estudo com uma nova terapêutica para FPI. Vamos rever o tratamento e explorar essa nova evidência.
Fator Antinuclear (FAN): O Que o Clínico Precisa Saber
O fator antinuclear (FAN), também conhecido como anticorpos antinucleares (ANA), é um importante marcador laboratorial para a triagem e diagnóstico de doenças reumatológicas imunomediadas. Apesar de ampla utilização, a solicitação e a interpretação do exame muitas vezes ocorrem de maneira inadequada. Este tópico revisa o exame, discutindo as principais indicações e a forma correta de interpretá-lo.