Instagram

Marque aqui aquele seu amigo que não consegue passar um plantão sem tomar café ☕️ 😂
.
Bioquimicamente, a cafeína é uma metilxantina e sua completa absorção ocorre dentro de 45 minutos após a ingestão. Já seu pico sérico ocorre entre 15 minutos e 2 horas. Ela se espalha pelo corpo e atravessa inclusive a bateria hemato-encefálica. Sua meia-vida geralmente é de 2,5 a 4,5 horas, mas a variação interpessoal é considerável.
.
.
.
‼️ Os estudos de ingestão de cafeína e saúde têm várias limitações. Primeiro, as observações sobre os efeitos agudos da cafeína podem não refletir os efeitos a longo prazo devido ao surgimento de tolerância à substância.
.
Em segundo lugar, os estudos epidemiológicos que avaliam a ingestão de cafeína e o risco de doenças crônicas são potencialmente afetados por fatores confundidores: tabagismo ou outros estilos de vida desfavoráveis, e os primeiros estudos que não levaram adequadamente em consideração esse viés levaram a conclusões enganosas.
Além disso, as variações genéticas podem levar a variações no metabolismo da cafeína, de forma que mesmo indivíduos com uma menor ingestão de cafeína podem apresentar níveis circulantes mais elevados.
.
Terceiro, muitos estudos sobre esse tema são observacionais, e por consequência não tem o poder de comprovar hipóteses.
.
.
.
☕️ van Dam, R. M., Hu, F. B., & Willett, W. C. (2020). Coffee, Caffeine, and Health. New England Journal of Medicine, 383(4), 369-378.
.
.
.
#medicina #saúde #internato #nutricao #café #cafe #clínicamédica