Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Caso Clínico #24
Homem de 68 anos internado devido um AVC, começa a apresentar hipoxemia.
Diretriz de Doenças da Aorta - ESC 2024
A European Society of Cardiology (ESC) publicou em 30 de agosto de 2024 a nova diretriz de doenças da aorta e doenças arteriais periféricas. A doença arterial periférica foi abordada em "Doença Arterial Periférica: Diretriz AHA/ACC 2024". Este tópico é baseado na nova diretriz e revisa o diagnóstico, rastreio, tratamento e atualizações sobre aneurismas de aorta.
Diretriz de Hipertensão Arterial da ESC 2024 e Como Iniciar Tratamento de Hipertensão
A diretriz de hipertensão da European Society of Cardiology (ESC) foi atualizada no congresso europeu de cardiologia de 2024. O documento traz novidades sobre definição de faixa terapêutica, escalonamento das medicações e exames iniciais. Esse tópico discute as novidades da diretriz e como iniciar o tratamento de hipertensão.
Atualização sobre ICFEP e Finerenona: o estudo FINEARTS-HF
A finerenona é um antagonista de receptor mineralocorticoide estudado para tratamento de doença renal crônica associada a diabetes. O estudo FINEARTS-HF avaliou a finerenona em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção maior ou igual a 40% para redução de desfechos cardiovasculares. Este tópico traz os resultados do estudo.
Lesão Hepática Induzida por Drogas (DILI)
A lesão hepática induzida por drogas (também chamada de DILI, do inglês drug induced liver injury) é uma das principais causas de insuficiência hepática aguda. A DILI pode ser responsável por até 4% das internações por icterícia. Um artigo do Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine avaliou os principais medicamentos relacionados a DILI. Este tópico aborda os resultados do estudo e o manejo do paciente com DILI.
Doença Arterial Periférica: Diretriz AHA/ACC 2024
Em junho de 2024, o American College of Cardiology (ACC) e a American Heart Association (AHA) publicaram uma diretriz sobre manejo da doença arterial periférica. Esse documento substitui a diretriz de 2016. Esta revisão aborda a apresentação clínica, diagnóstico e tratamento dessa condição com base nessa nova publicação.