Instagram

.
Lembrar: uma aeronave não é unidade de saúde, dispõe de equipamentos médicos limitados e não conta com profissionais de saúde a bordo para lidar com todos os tipos de intercorrências.
.
Toda requisição de atendimento médico a bordo tem importância suficiente para entrar em contato com o suporte médico terrestre. Na maioria dos casos, o papel central do médico é coletar informações, avaliar o paciente, auxiliar na comunicação com o SMT e, eventualmente, administrar medicações ou fazer procedimentos.
.
A tripulação procura as recomendações do SMT antes de utilizar qualquer medicação ou equipamento do kit médico de emergência, devido à variabilidade no treinamento e experiência dos possíveis voluntários a bordo. Voluntários médicos a bordo podem fazer suas recomendações, mas geralmente a decisão final da conduta é do médico do SMT.
.
O piloto, juntamente com os controladores de voo, coordena todas as decisões operacionais do avião e é o responsável pela decisão de desviar ou não da rota programada. O voluntário médico a bordo e o SMT podem fazer recomendações, mas a decisão final é do piloto.
.
Passageiros viajando com crianças devem levar medicações com formulações pediátricas, pois a maioria dos kits médicos a bordo não dispõe delas.
.
📚 Martin-Gill C, Doyle TJ, Yealy DM. In-flight medical emergencies: a review. JAMA. 2018;320:2580-2590.
.
📚 Medicina aeroespacial: orientações gerais para médicos a bordo / Conselho Federal de Medicina. - Brasília, DF: CFM, 2018.

#medicina #viagem #travel #voo #emergencia #aviao #saude

Medicina do tráfego, viagens aéreas