Doença celíaca (DC) é uma doença autoimune caracterizada pela presença de enteropatia após ingestão de glúten em pessoas susceptíveis. É muito importante estudar esse tema pois é estimado que 1% da população tenha DC (estudo europeu). Além disso, trabalhos americanos estimam que 80% dos pacientes que tem a doença não foram diagnosticados. A média da idade no diagnóstico é 38 anos mas 20% dos casos é descoberto após os 60 anos.
Fique de olho nesse quadro!
.
E o HLA DQ2/HLA DQ8, o que são? Genes que estão presentes em 30% da população branca, considerados permissivos ao desenvolvimento de doença celíaca. Não servem para rastreio e a ausência desses genes exclui o diagnóstico de doença celíaca pelo alto VPN. Não são afetados pela dieta isenta de gluten, ou seja, podem ser a opção diagnóstica inicial em quem já está com dieta sem glúten.
.
📚 Mayo Clinic Proceedings. Celiac Disease. December 2019 Amy S. Oxentenko, Alberto Rubio-Tapia
.
📚 Rubio-Tapia A, Ludvigsson JF, Brantner TL, Murray JA, Everhart JE. The prevalence of celiac disease in the United States. Am J Gastroenterol. 2012;107(10):1538-1544
.
📚 Rashtak S, Ettore MW, Homburger HA, Murray JA. Comparative usefulness of deamidated gliadin antibodies in the diagnosis of celiac disease. Clin Gastroenterol Hepatol. 2008;6(4): 426-432.
.
📚 Rubio-Tapia A, Hill ID, Kelly CP, Calderwood AH, Murray JA. ACG clinical guidelines: diagnosis and management of celiac disease. Am J Gastroenterol. 2013;108(5):656-676
#tadeclinicagem
#tdc #medicinainterna #clinicamédica #gastro #doençacelíaca #podcastbrasil #podcast