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Episódio 143: Saúde da população LGBTQIA+

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Descrição

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Joanne e João convidam Caio Portela para falar sobre especificidades de saúde da população LGBTQIA+, explicando as definições mais importantes (sexo biológico, gênero, identidade de gênero e mais) e abordando agravos específicos de cada subgrupo dessa população. 

Referências:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa.  Brasília : 1. ed., 1. reimp.  Ministério da Saúde, 2013.

2. NG, HENRY. Best practices in LGBT care: a guide for primary care physicians. Cleve Clin J Med, v. 83, n. 7, p. 531, 2016.

3. SARTOR, N. C. Velcro Seguro: o guia de saúde sexual para mulheres lésbicas e bissexuais com vulva. 2019. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.

4. "Saúde para elas": Cartilha Educativa sobre Saúde da Mulher Lésbica e Bissexual. 

5. RUSSELL, Stephen T. et al. Chosen name use is linked to reduced depressive symptoms, suicidal ideation, and suicidal behavior among transgender youth. Journal of adolescent Health, v. 63, n. 4, p. 503-505, 2018.

6. HATZENBUEHLER, Mark L. How does sexual minority stigma “get under the skin”? A psychological mediation framework. Psychological bulletin, v. 135, n. 5, p. 707, 2009.

7. FLENTJE, Annesa et al. The relationship between minority stress and biological outcomes: A systematic review. Journal of Behavioral Medicine, v. 43, n. 5, p. 673-694, 2020.

8. FORCIER, Michelle; OLSON-KENNEDY, Johanna. Lesbian, gay, bisexual, and other sexual minoritized youth: Primary care. 2019.

9. BIRKETT, Michelle; ESPELAGE, Dorothy L.; KOENIG, Brian. LGB and questioning students in schools: The moderating effects of homophobic bullying and school climate on negative outcomes. Journal of youth and adolescence, v. 38, n. 7, p. 989-1000, 2009.

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