Nefropatia por Contraste

Criado em: 13 de Março de 2023 Autor: Kaue Malpighi

Há décadas, a infusão de contraste iodado tem sido associada a lesão renal aguda. Em janeiro de 2023, a Intensive Care Medicine publicou um estudo sobre nefropatia induzida por contraste em pacientes com lesão renal aguda pré-existente [1]. Aproveitamos a publicação para revisar e atualizar o tema neste tópico.

O que é nefropatia induzida por contraste e quem é o paciente de risco?

Nefropatia induzida por contraste (NIC) é definida por uma piora da função renal (> 0,3 mg/dL de creatinina) nas primeiras 24 a 48 horas após a infusão de contraste iodado em pacientes sem outros fatores para lesão renal aguda (LRA). Outro termo utilizado é nefropatia associada ao contraste (NAC), usado para situações em que não é possível estabelecer causalidade com o contraste por existirem outros fatores de risco para LRA que geram confusão.

O conceito de NIC surgiu na década de 60, baseado principalmente em relatos de casos e experimentos em animais. Apesar de ser uma ideia bastante aceita, o real papel dos contrastes iodados no desenvolvimento de LRA é motivo de debate [2]. Na época dos primeiros estudos de NIC, predominavam os contrastes de primeira geração, que eram hiperosmolares (> 1.400 mOsm/kg), com potencialmente maior risco. Além disso, muitos estudos não tinham grupo controle e misturavam indicações diferentes de uso do contraste (angiografia de coronárias e tomografia, por exemplo).

Alguns estudos recentes não encontraram associação independente entre o uso de contraste iodado e LRA. [3-6]. Uma possível explicação para essa inconsistência é o viés de confusão por indicação. Nesse viés, atribui-se falsamente um desfecho (lesão renal aguda) a uma exposição (uso de contraste), quando a real causa do desfecho é o motivo da exposição. Assim, pacientes que precisam de exames contrastados possuem uma série de fatores (comorbidades, doenças agudas, uso de nefrotóxicos, hipovolemia) que respondem tanto pela necessidade de realizar um exame contrastado quanto pelo risco aumentado de LRA.

Figura 1
Viés de confusão por indicação
Viés de confusão por indicação

Na tentativa de encontrar indivíduos com maior risco de NIC, um estudo estratificou os pacientes por taxa de filtração glomerular (TFG) [7]. Os pesquisadores encontraram associação de NIC com TFG < 30 mL/min/1.73m² e uma tendência a associação com TFG entre 30 e 44. Não observou-se associação para TFG ≥ 45. Assim, considera-se TFG prévia < 45 como risco de NIC, sendo esse risco maior quando TFG < 30.

Quais pacientes devem receber profilaxia?

Segundo o consenso da American College of Radiology e National Kidney Foundation de 2020, os seguintes grupos devem receber profilaxia:

  • Pacientes com LRA
  • Pacientes com TFG menor que 30 mL/min/1.73m² e que não estão em regime de hemodiálise

Em pacientes com TFG de 30 a 44, pode-se considerar a profilaxia quando existem múltiplos fatores de risco (hipertensão, diabetes, LRA recente ou TFG limítrofe). O documento reforça que a presença de diabetes não deve ser fator único para considerar profilaxia nesta faixa de TFG.

A profilaxia deve ser feita com NaCl 0,9% em um volume de 1 a 3 mL/kg/hora, de uma hora antes do procedimento até 3 a 12 horas após. A infusão de solução bicarbonatada pode ser uma opção, mas não acrescenta benefício, necessita de manipulação e tem custo maior [8-11].

O principal risco da profilaxia é hipervolemia, devendo-se evitar em pacientes com sinais de congestão [12].

O consenso reforça que TFG < 30 não deve ser uma contraindicação absoluta ao uso de contraste iodado e exames de urgência e emergência não devem ser postergados pelo risco de NAC.

A recomendação expõe que para pacientes com LRA pré-existente as evidências são ainda mais limitadas.

O que o estudo acrescenta?

O estudo avaliou a associação entre administração de contraste iodado com LRA persistente em indivíduos com LRA pré-existente. Foi um estudo retrospectivo que analisou uma coorte de visitas ao departamento de emergência de 3 hospitais dos Estados Unidos, sendo incluídos pacientes adultos e que fechavam critérios para LRA baseado na definição do Kidney Disease: Improving Global Outcomes (KDIGO). O desfecho primário avaliado foi LRA persistente, com desfecho secundário de necessidade de hemodiálise em 180 dias.

Ao todo foram 14.449 visitas ao departamento de emergência, sendo que o contraste foi administrado em 2.659 destas visitas. Os grupos apresentavam características semelhantes (marcadores de gravidade, comorbidades e função renal inicial), exceto que os que receberam contraste eram comparativamente mais jovens e mulheres.

Não foi encontrado associação independente entre administração de contraste e LRA persistente, achado mantido ao ajuste para confundidores. Resultado semelhante foi encontrado quando analisados subgrupos de pacientes com TFG < 30 e pacientes admitidos em UTI. Além disso, o uso de contraste também não associou-se com início de diálise em 180 dias.

Este estudo fortalece as evidências mais recentes que não mostram causalidade do uso de contraste com disfunção renal. Na prática, reforça que exames contrastados, quando bem indicados em situações de urgência e emergência, não devem sofrer atrasos pelo possível risco de nefropatia. Deve-se evitar nefrotóxicos quando possível e considerar profilaxia em pacientes sem contraindicação.

Aproveite e leia:

12 de Agosto de 2024

Dor Abdominal no Pronto-Socorro

Dor abdominal é uma queixa muito presente no pronto-socorro, abordada classicamente pelo Dr. Cope em 1921. A evolução dos exames de imagem e a sobrecarga de pacientes trazem desafios próprios da atualidade. O New England Journal of Medicine publicou uma revisão sobre o tema em julho de 2024. Aproveitando a publicação, o tópico "Dor abdominal no pronto-socorro" discute pontos-chave sobre esse cenário.

10 min
Ler Tópico
17 de Agosto de 2023

Caso Clínico #11

Mulher de 32 anos com rebaixamento de nível de consciência e vômitos.

20 min
Ler Tópico
6 de Fevereiro de 2023

Betabloqueador no Paciente com Cirrose

Betabloqueadores fazem parte da terapia do paciente com cirrose. A percepção de que existe uma janela terapêutica - um momento certo de iniciar e de retirar esse medicamento - tem crescido. Esse tema foi revisado no Journal of Hepatology em dezembro de 2022. Trouxemos esse conceito e revisamos os betabloqueadores no paciente com cirrose.

8 de Agosto de 2022

Prevenção de Pneumonia Hospitalar

A prevenção de pneumonia associada à ventilação (PAV) é rotina nas UTI. A Society for Healthcare Epidemiology of America (SHEA) publicou em março de 2022 uma atualização nas recomendações de prevenção de PAV, modificando pontos polêmicos. Vamos discutir as recomendações em 3 grupos: descontaminação, manutenção do circuito de ventilação e medidas para diminuir ou evitar intubação. A lista completa de recomendações está em anexo.

16 de Setembro de 2024

Reações Cutâneas Graves a Antibióticos

Antibióticos, alopurinol e anticonvulsivantes são os medicamentos mais envolvidos em reações cutâneas. Uma publicação de agosto de 2024 do Journal of the American Medical Association (JAMA) avaliou o risco de reações cutâneas graves entre os principais antibióticos de uso ambulatorial. Este tópico revisa as reações cutâneas graves e os achados deste estudo.

10 min
Ler Tópico

Artigos

Renal outcomes following intravenous contrast administration in patients with acute kidney injury: a multi-site retrospective propensity-adjusted analysis

Renal outcomes following intravenous contrast administration in patients with acute kidney injury: a multi-site retrospective propensity-adjusted analysis

Ehmann MR, Mitchell J, Levin S, Smith A, Menez S, Hinson JS, Klein EY. Renal outcomes following intravenous contrast administration in patients with acute kidney injury: a multi-site retrospective propensity-adjusted analysis. Intensive Care Med. 2023.

Risk of nephropathy after intravenous administration of contrast material: a critical literature analysis

Risk of nephropathy after intravenous administration of contrast material: a critical literature analysis

Rao QA, Newhouse JH. Risk of nephropathy after intravenous administration of contrast material: a critical literature analysis. Radiology. 2006.

Does the current definition of contrast-induced acute kidney injury reflect a true clinical entity?

Does the current definition of contrast-induced acute kidney injury reflect a true clinical entity?

Sinert R, Brandler E, Subramanian RA, Miller AC. Does the current definition of contrast-induced acute kidney injury reflect a true clinical entity?. Acad Emerg Med. 2012.

Risk of Acute Kidney Injury After Intravenous Contrast Media Administration

Risk of Acute Kidney Injury After Intravenous Contrast Media Administration

Hinson JS, Ehmann MR, Fine DM, Fishman EK, Toerper MF, Rothman RE, Klein EY. Risk of Acute Kidney Injury After Intravenous Contrast Media Administration. Ann Emerg Med. 2017.

Acute kidney injury following contrast media administration in the septic patient: A retrospective propensity-matched analysis

Acute kidney injury following contrast media administration in the septic patient: A retrospective propensity-matched analysis

Hinson JS, Al Jalbout N, Ehmann MR, Klein EY. Acute kidney injury following contrast media administration in the septic patient: A retrospective propensity-matched analysis. J Crit Care. 2019.

Association of Intravenous Radiocontrast With Kidney Function: A Regression Discontinuity Analysis

Association of Intravenous Radiocontrast With Kidney Function: A Regression Discontinuity Analysis

Goulden R, Rowe BH, Abrahamowicz M, Strumpf E, Tamblyn R. Association of Intravenous Radiocontrast With Kidney Function: A Regression Discontinuity Analysis. JAMA Intern Med. 2021.

Contrast material-induced nephrotoxicity and intravenous low-osmolality iodinated contrast material: risk stratification by using estimated glomerular filtration rate

Contrast material-induced nephrotoxicity and intravenous low-osmolality iodinated contrast material: risk stratification by using estimated glomerular filtration rate

Davenport MS, Khalatbari S, Cohan RH, Dillman JR, Myles JD, Ellis JH. Contrast material-induced nephrotoxicity and intravenous low-osmolality iodinated contrast material: risk stratification by using estimated glomerular filtration rate. Radiology. 2013.

Sodium bicarbonate vs sodium chloride for the prevention of contrast medium-induced nephropathy in patients undergoing coronary angiography: a randomized trial

Sodium bicarbonate vs sodium chloride for the prevention of contrast medium-induced nephropathy in patients undergoing coronary angiography: a randomized trial

Brar SS, Shen AY, Jorgensen MB, Kotlewski A, Aharonian VJ, Desai N, Ree M, Shah AI, Burchette RJ. Sodium bicarbonate vs sodium chloride for the prevention of contrast medium-induced nephropathy in patients undergoing coronary angiography: a randomized trial. JAMA. 2008.

Sodium bicarbonate for prevention of contrast-induced acute kidney injury: a systematic review and meta-analysis

Sodium bicarbonate for prevention of contrast-induced acute kidney injury: a systematic review and meta-analysis

Hoste EA, De Waele JJ, Gevaert SA, Uchino S, Kellum JA. Sodium bicarbonate for prevention of contrast-induced acute kidney injury: a systematic review and meta-analysis. Nephrol Dial Transplant. 2010.

Renal Insufficiency Following Contrast Media Administration Trial (REMEDIAL): a randomized comparison of 3 preventive strategies

Renal Insufficiency Following Contrast Media Administration Trial (REMEDIAL): a randomized comparison of 3 preventive strategies

Briguori C, Airoldi F, D'Andrea D, Bonizzoni E, Morici N, Focaccio A, Michev I, Montorfano M, Carlino M, Cosgrave J, Ricciardelli B, Colombo A. Renal Insufficiency Following Contrast Media Administration Trial (REMEDIAL): a randomized comparison of 3 preventive strategies. Circulation. 2007.

Outcomes after Angiography with Sodium Bicarbonate and Acetylcysteine

Outcomes after Angiography with Sodium Bicarbonate and Acetylcysteine

Weisbord SD, Gallagher M, Jneid H, Garcia S, Cass A, Thwin SS, Conner TA, Chertow GM, Bhatt DL, Shunk K, Parikh CR, McFalls EO, Brophy M, Ferguson R, Wu H, Androsenko M, Myles J, Kaufman J, Palevsky PM, PRESERVE Trial Group. Outcomes after Angiography with Sodium Bicarbonate and Acetylcysteine. N Engl J Med. 2018.

Post-contrast acute kidney injury in intensive care unit patients: a propensity score-adjusted study

Post-contrast acute kidney injury in intensive care unit patients: a propensity score-adjusted study

McDonald JS, McDonald RJ, Williamson EE, Kallmes DF, Kashani K. Post-contrast acute kidney injury in intensive care unit patients: a propensity score-adjusted study. Intensive Care Med. 2017.