Vacina para Vírus Sincicial Respiratório

Criado em: 08 de Maio de 2023 Autor: Frederico Amorim Marcelino

O vírus sincicial respiratório (VSR) é uma causa importante de morte e morbidade entre as infecções respiratórias. Em abril de 2023, foi publicado no New England Journal of Medicine a análise interina de um ensaio clínico de uma nova vacina para VSR em idosos [1]. Aproveitamos para revisar o tema e trazer a nova evidência neste tópico.

O que é o vírus sincicial respiratório?

O VSR é uma das causas mais comuns de infecções respiratórias junto com o SARS-CoV-2 e o vírus da influenza [2]. É uma etiologia importante de mortalidade em crianças, mas pode causar casos graves em adultos imunossuprimidos e idosos.

O vírus pode causar infecção de vias aéreas superiores (IVAS) e não há característica clínica que o diferencie de outros vírus respiratórios. Em quadros mais graves pode acometer as vias aéreas inferiores em adultos, especialmente idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Em um estudo de 2013 que analisou 607 pacientes internados por VSR, a média de idade era de 75 anos, 87% dos pacientes tinha alguma comorbidade e 12% tinham coinfecção bacteriana [3].

A importância do VSR

As medidas de restrição da pandemia de COVID-19 causaram redução dos casos de VSR. Com a diminuição das medidas de restrição, houve uma aumento de casos nos Estados Unidos e o vírus circulou com mais intensidade do que em anos anteriores [4].

De janeiro a abril de 2023, houve um aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por VSR no Brasil. Até o início de abril foram reportados 37.057 casos de SRAG segundo o Infogripe - iniciativa para monitorar e apresentar níveis de alerta para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) [5]. Dentre esses casos, 13.666 tiveram resultado positivo para algum vírus respiratório, com a seguinte distribuição:

• Influenza A: 2,7%
  • Influenza B: 3,2%
  • COVID-19: 49,9%
  • VSR: 32,1% (a maior parte em crianças)

O diagnóstico de VSR pode ser feito por antígeno e RT-PCR de secreção nasal. O exame é pouco disponível para adultos e costuma fazer parte de painéis de vírus respiratórios.

Nova corrida vacinal

Atualmente existem cinco vacinas contra VSR com estudos de fase três [6]. Este tópico discute a vacina da Pfizer, uma vacina proteica bivalente ativa contra VSR A e B. Esta vacina teve duas análises interinas publicadas em abril de 2023 no New England Journal of Medicine [1, 7].

O estudo MATISSE avalia se a vacina em gestantes pode diminuir a infecção do VSR em recém-nascidos e crianças. Já o estudo RENOIR avalia se a vacina em idosos pode diminuir a infecção nessa população.

Em fevereiro de 2023 foi publicada na mesma revista a análise interina de outros estudos de fase três das vacinas da GlaxoSmithKline e a da Janssen [8, 9]. Os resultados das vacinas da Moderna e da Bavarian Nordic ainda não foram publicados [10, 11].

O estudo

O estudo RENOIR randomizou 34 mil pacientes maiores de 60 anos para avaliar a eficácia de uma dose da vacina RSVpreF contra infecção por VSR [1].

A idade média foi de 67 anos e o desfecho primário foi prevenção de infecção de trato respiratório inferior pelo VSR . A infecção do trato respiratório inferior foi definida como a presença de pelo menos dois sintomas (tosse, sibilos, escarro produtivo, dispneia ou taquipneia) e confirmação por RT-PCR para VSR.

Nessa análise interina, quando a infecção foi definida por dois sintomas respiratórios, a eficácia foi de 66%. Quando a infecção foi definida por três sintomas, a eficácia foi de 85%. A taxa de efeitos adversos locais foi 12% com a vacina contra 7% com o placebo, mas os efeitos sistêmicos foram semelhantes, 27% e 26% respectivamente.

O estudo ocorreu durante uma temporada de infecções por VSR, ficando em aberto o questionamento sobre a duração da proteção. Pacientes imunossuprimidos são um grupo de interesse e foram excluídos do trabalho. Apesar das dúvidas restantes, a disponibilidade de uma vacina para VSR parece uma questão de tempo.

11 de Setembro de 2023

Antibiótico em Infusão Estendida versus Intermitente

Infusão estendida e contínua são estratégias para potencializar o efeito dos antibióticos beta-lactâmicos. Em junho de 2023 no Journal of the American Medical Association (JAMA) foi publicado um estudo que compara o uso contínuo de meropenem com uso intermitente em pacientes com sepse. Esse tópico revisa o tema.

17 de Abril de 2023

Pneumonia por Broncoaspiração: Posicionamento da British Thoracic Society

A British Thoracic Society (BTS) publicou um posicionamento em fevereiro de 2023 sobre pneumonia por broncoaspiração. O objetivo desse documento foi complementar as diretrizes de pneumonias dessa sociedade. Este tópico revisa o tema.

27 de Fevereiro de 2023

Staphylococcus aureus Resistente à Meticilina (MRSA) e Vancomicina

A infecção por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é causa importante de mortalidade e morbidade no hospital. O tratamento gera dúvidas, especialmente com relação a vancomicina e sua monitorização. Na revisão do mês, abordamos infecções por MRSA, seu tratamento e monitorização de vancomicina.

19 de Dezembro de 2022

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - GOLD 2023

Anualmente, o Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) lança diretrizes de tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A última revisão do ano de 2022 do Guia é sobre o GOLD 2023, revisando os conceitos importantes e trazendo as atualizações de DPOC.

29 de Agosto de 2022

Tromboembolismo Pulmonar

Em julho de 2022, o New England Journal of Medicine publicou uma revisão sobre tromboembolismo pulmonar (TEP). Baseado na votação dos assinantes, nessa revisão vamos abordar tópicos relevantes sobre o tema.

Efficacy and Safety of a Bivalent RSV Prefusion F Vaccine in Older Adults

Walsh EE, Pérez Marc G, Zareba AM, Falsey AR, Jiang Q, Patton M, Polack FP, Llapur C, Doreski PA, Ilangovan K, Rämet M, Fukushima Y, Hussen N, Bont LJ, Cardona J, DeHaan E, Castillo Villa G, Ingilizova M, Eiras D, Mikati T, Shah RN, Schneider K, Cooper D, Koury K, Lino MM, Anderson AS, Jansen KU, Swanson KA, Gurtman A, Gruber WC, Schmoele-Thoma B, RENOIR Clinical Trial Group. Efficacy and Safety of a Bivalent RSV Prefusion F Vaccine in Older Adults. N Engl J Med. 2023.

Lee N, Lui GC, Wong KT, Li TC, Tse EC, Chan JY, Yu J, Wong SS, Choi KW, Wong RY, Ngai KL, Hui DS, Chan PK. High morbidity and mortality in adults hospitalized for respiratory syncytial virus infections. Clin Infect Dis. 2013.

Seasonality of Respiratory Syncytial Virus - United States, 2017-2023

Hamid S, Winn A, Parikh R, Jones JM, McMorrow M, Prill MM, Silk BJ, Scobie HM, Hall AJ. Seasonality of Respiratory Syncytial Virus - United States, 2017-2023. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2023.

Bivalent Prefusion F Vaccine in Pregnancy to Prevent RSV Illness in Infants

Kampmann B, Madhi SA, Munjal I, Simões EAF, Pahud BA, Llapur C, Baker J, Pérez Marc G, Radley D, Shittu E, Glanternik J, Snaggs H, Baber J, Zachariah P, Barnabas SL, Fausett M, Adam T, Perreras N, Van Houten MA, Kantele A, Huang LM, Bont LJ, Otsuki T, Vargas SL, Gullam J, Tapiero B, Stein RT, Polack FP, Zar HJ, Staerke NB, Duron Padilla M, Richmond PC, Koury K, Schneider K, Kalinina EV, Cooper D, Jansen KU, Anderson AS, Swanson KA, Gruber WC, Gurtman A, MATISSE Study Group. Bivalent Prefusion F Vaccine in Pregnancy to Prevent RSV Illness in Infants. N Engl J Med. 2023.

Respiratory Syncytial Virus Prefusion F Protein Vaccine in Older Adults

Papi A, Ison MG, Langley JM, Lee DG, Leroux-Roels I, Martinon-Torres F, Schwarz TF, van Zyl-Smit RN, Campora L, Dezutter N, de Schrevel N, Fissette L, David MP, Van der Wielen M, Kostanyan L, Hulstrøm V, AReSVi-006 Study Group. Respiratory Syncytial Virus Prefusion F Protein Vaccine in Older Adults. N Engl J Med. 2023.

Falsey AR, Williams K, Gymnopoulou E, Bart S, Ervin J, Bastian AR, Menten J, De Paepe E, Vandenberghe S, Chan EKH, Sadoff J, Douoguih M, Callendret B, Comeaux CA, Heijnen E, CYPRESS Investigators. Efficacy and Safety of an Ad26.RSV.preF-RSV preF Protein Vaccine in Older Adults. N Engl J Med. 2023.