Vonoprazana para Helicobacter pylori

Criado em: 05 de Junho de 2023 Autor: Frederico Amorim Marcelino

A vonoprazana pertence a uma nova categoria de medicações anti-ulcerosas disponíveis recentemente. Em junho de 2022, um estudo publicado no Gastroenterology avaliou o uso de vonoprazana no tratamento de Helicobacter pylori [1]. Em outubro de 2022, a mesma revista também publicou um artigo que avaliou o uso de vonoprazana no tratamento de esofagite erosiva [2]. Este tópico revisa o mecanismo de ação e os usos dessa nova medicação.

Bloqueadores de ácido competitivos com potássio

A acidose gástrica é um fator comum em doenças gastrointestinais como doença ulcerosa péptica, doença do refluxo gastroesofágico, infecção por Helicobacter pylori e síndrome de Zollinger-Ellison [3-5]. O tratamento dessas doenças frequentemente envolve a supressão da produção de ácido gástrico por meio de inibidores da bomba de prótons (IBP) ou bloqueadores do receptor histamínico H2.

Os bloqueadores de ácido competitivos com potássio (P-CAB) têm como alvo a mesma bomba de prótons (H+/K+ ATPase) que os IBP, mas atuam de forma diferente, competindo com a ligação de potássio. Em estudos in vitro, os P-CAB reduziram a acidez gástrica de forma mais intensa e prolongada que os IBP, independentemente do pH [6].

Os efeitos adversos mais comuns dos P-CABs são náuseas, diarreia e rash cutâneo. Mais estudos e experiência com a medicação são necessários para avaliar seus riscos a médio e longo prazo.

No Brasil, a medicação vonoprazana foi aprovada pela Anvisa em 2020 e está disponível com o nome comercial de Inzelm nas doses de 10 e 20 mg.

Tratamento de esofagite erosiva

Em junho de 2022, foi publicado no Gastroenterology um ensaio clínico duplo-cego, randomizado com 1024 pacientes que comparou vonoprazana com lansoprazol para tratamento de esofagite erosiva [2]. O estudo teve duas fases: a fase de cura, com duração de 8 semanas; e a fase de manutenção, com 24 semanas.

Na primeira fase, o desfecho estudado foi cura da esofagite, avaliada por endoscopia após 8 semanas de tratamento com vonoprazana 20 mg ou lansoprazol 30 mg. Na fase de manutenção, o desfecho primário foi cura mantida da esofagite, também avaliada por endoscopia, após o tratamento com vonoprazana 20 mg, vonoprazana 10 mg ou Lansoprazol 30 mg.

Em ambos os cenários, a vonoprazana foi superior ao lansoprazol, com taxa de cura em 8 semanas de 92,9% e 84,6%, respectivamente. A manutenção de cura em 24 semanas ocorreu em 80,7% dos indivíduos em uso de Vonoprazana 20 mg, 79,2% com vonoprazana 10 mg e 72% com lansoprazol 30 mg. A taxa de eventos adversos foi semelhante entre os medicamentos.

Tratamento de Helicobacter pylori

Outro estudo publicado em junho de 2022 na Gastroenterology foi um ensaio clínico duplo-cego, randomizado com 1046 pacientes para avaliação de tratamento de infecção por Helicobacter pylori [1]. Três tratamentos foram comparados:

  • Vonoprazana e amoxicilina (dupla terapia com vonoprazana) por 14 dias;
  • Vonoprazana, amoxicilina e claritromicina (tripla terapia com vonoprazana) por 14 dias;
  • Lansoprazol, amoxicilina e claritromicina (tripla terapia com lansoprazol) por 14 dias.

O desfecho primário foi taxa de erradicação na 6a semana, 4 semanas após a última dose do tratamento. A tripla terapia com vonoprazana foi superior à tripla terapia com lansoprazol para erradicação de Helicobacter pylori. Já a dupla terapia com vonoprazana foi não inferior à tripla terapia com lansoprazol.

O que esses estudos trazem?

As diretrizes americanas de tratamento de doença do refluxo gastroesofágico de 2022 e de tratamento de Helicobacter pylori de 2017, bem como o IV Consenso Brasileiro sobre a infecção do Helicobacter pylori de 2018 não incluem o uso dos P-CAB [7-9]. Isso se deve em parte ao fato de que a maioria das evidências iniciais para o uso dessas medicações foi baseada em estudos realizados em populações asiáticas, especialmente no Japão [10-13].

No entanto, o consenso chinês de doença do refluxo gastroesofágico de 2020 e a diretriz de doença do refluxo gastroesofágico da Japanese Society of Gastroenterology de 2021 recomendam o uso de P-CAB no tratamento da doença [14-15]. A sexta edição do consenso de Maastricht/Florence de 2021 sobre o tratamento de Helicobacter pylori, publicado no GUT em 2022, já coloca os P-CAB como superiores aos IBP no tratamento da doença [16].

Os dois estudos discutidos aqui foram realizados em populações dos Estados Unidos e da Europa, solidificando o papel dessas medicações no tratamento da DRGE e na infecção por H. pylori, bem como a superioridade dos P-CAB em relação aos IBP. Espera-se que as futuras diretrizes contemplem as novas evidências.

Compartilhe:
Aproveite e leia:
4 de Março de 2024

Manejo Não Hormonal de Sintomas Vasomotores do Climatério e Fezolinetanto

Os sintomas vasomotores são comuns no climatério e impactam a qualidade de vida das mulheres. A terapia com reposição hormonal é a mais eficaz para o tratamento, mas os riscos e contraindicações podem limitar o uso. O fezolinetanto é um novo medicamento não hormonal que foi aprovado em 2023 para uso nos Estados Unidos, após a publicação de dois estudos de fase 3. Este tópico aborda o tratamento não hormonal desse quadro e traz os resultados dos estudos da nova droga.

hourglass_empty 9 min
Ler Tópico
8 de Agosto de 2022

Antibiótico na Diverticulite Aguda

O manejo da diverticulite aguda mudou nos últimos anos. Alguns estudos desafiaram condutas tradicionais que nem sempre foram baseadas em evidências. O estudo DINAMO, publicado no Annals of Surgery em dezembro de 2021, trouxe novas informações em relação ao uso de antibióticos no manejo ambulatorial dessa doença.

hourglass_empty 9 min
Ler Tópico
11 de Setembro de 2023

Tratamento de Constipação Crônica

Constipação crônica tem grande impacto na qualidade de vida. Em junho de 2023, a American Gastroenterological Association e o American College of Gastroenterology publicaram uma diretriz sobre o tratamento farmacológico de constipação crônica idiopática. Este tópico revisa os principais pontos da publicação.

hourglass_empty 7 min
Ler Tópico
18 de Setembro de 2023

Dermatite de Estase

Dermatite de estase é uma doença inflamatória comum, que acomete os membros inferiores. Pode haver dificuldade para diferenciar de outras condições como as infecções de pele. Este "síndrome e cenários" revisa a condição e seu tratamento.

hourglass_empty 6 min
Ler Tópico
27 de Junho de 2024

Caso Clínico #21

Homem de 48 anos procura o pronto-socorro por diarreia e vômitos há um dia.

hourglass_empty 19 min
Ler Tópico

article Artigos

Vonoprazan Triple and Dual Therapy for Helicobacter pylori Infection in the United States and Europe: Randomized Clinical Trial

Vonoprazan Triple and Dual Therapy for Helicobacter pylori Infection in the United States and Europe: Randomized Clinical Trial

Chey WD, Mégraud F, Laine L, López LJ, Hunt BJ, Howden CW. Vonoprazan Triple and Dual Therapy for Helicobacter pylori Infection in the United States and Europe: Randomized Clinical Trial. Gastroenterology. 2022.

Vonoprazan Versus Lansoprazole for Healing and Maintenance of Healing of Erosive Esophagitis: A Randomized Trial

Vonoprazan Versus Lansoprazole for Healing and Maintenance of Healing of Erosive Esophagitis: A Randomized Trial

Laine L, DeVault K, Katz P, Mitev S, Lowe J, Hunt B, Spechler S. Vonoprazan Versus Lansoprazole for Healing and Maintenance of Healing of Erosive Esophagitis: A Randomized Trial. Gastroenterology. 2023.

Randomised clinical trial: a dose-ranging study of vonoprazan, a novel potassium-competitive acid blocker, vs. lansoprazole for the treatment of erosive oesophagitis

Randomised clinical trial: a dose-ranging study of vonoprazan, a novel potassium-competitive acid blocker, vs. lansoprazole for the treatment of erosive oesophagitis

Ashida K, Sakurai Y, Nishimura A, Kudou K, Hiramatsu N, Umegaki E, Iwakiri K, Chiba T. Randomised clinical trial: a dose-ranging study of vonoprazan, a novel potassium-competitive acid blocker, vs. lansoprazole for the treatment of erosive oesophagitis. Aliment Pharmacol Ther. 2015.

Systematic review with meta-analysis: Vonoprazan, a potent acid blocker, is superior to proton-pump inhibitors for eradication of clarithromycin-resistant strains of Helicobacter pylori

Systematic review with meta-analysis: Vonoprazan, a potent acid blocker, is superior to proton-pump inhibitors for eradication of clarithromycin-resistant strains of Helicobacter pylori

Li M, Oshima T, Horikawa T, Tozawa K, Tomita T, Fukui H, Watari J, Miwa H. Systematic review with meta-analysis: Vonoprazan, a potent acid blocker, is superior to proton-pump inhibitors for eradication of clarithromycin-resistant strains of Helicobacter pylori. Helicobacter. 2018.

Dual Therapy with Vonoprazan and Amoxicillin Is as Effective as Triple Therapy with Vonoprazan, Amoxicillin and Clarithromycin for Eradication of Helicobacter pylori

Dual Therapy with Vonoprazan and Amoxicillin Is as Effective as Triple Therapy with Vonoprazan, Amoxicillin and Clarithromycin for Eradication of Helicobacter pylori

Furuta T, Yamade M, Kagami T, Uotani T, Suzuki T, Higuchi T, Tani S, Hamaya Y, Iwaizumi M, Miyajima H, Umemura K, Osawa S, Sugimoto K. Dual Therapy with Vonoprazan and Amoxicillin Is as Effective as Triple Therapy with Vonoprazan, Amoxicillin and Clarithromycin for Eradication of Helicobacter pylori. Digestion. 2020.

Clinical impact of vonoprazan-based dual therapy with amoxicillin for H. pylori infection in a treatment-naïve cohort of junior high school students in Japan

Clinical impact of vonoprazan-based dual therapy with amoxicillin for H. pylori infection in a treatment-naïve cohort of junior high school students in Japan

Gotoda T, Kusano C, Suzuki S, Horii T, Ichijima R, Ikehara H. Clinical impact of vonoprazan-based dual therapy with amoxicillin for H. pylori infection in a treatment-naïve cohort of junior high school students in Japan. J Gastroenterol. 2020.

book Guidelines

ACG Clinical Guideline for the Diagnosis and Management of Gastroesophageal Reflux Disease

ACG Clinical Guideline for the Diagnosis and Management of Gastroesophageal Reflux Disease

Katz PO, Dunbar KB, Schnoll-Sussman FH, Greer KB, Yadlapati R, Spechler SJ. ACG Clinical Guideline for the Diagnosis and Management of Gastroesophageal Reflux Disease. Am J Gastroenterol. 2022.

ACG Clinical Guideline: Treatment of Helicobacter pylori Infection

ACG Clinical Guideline: Treatment of Helicobacter pylori Infection

Chey WD, Leontiadis GI, Howden CW, Moss SF. ACG Clinical Guideline: Treatment of Helicobacter pylori Infection. Am J Gastroenterol. 2017.

IVTH BRAZILIAN CONSENSUS CONFERENCE ON HELICOBACTER PYLORI INFECTION

IVTH BRAZILIAN CONSENSUS CONFERENCE ON HELICOBACTER PYLORI INFECTION

Coelho LGV, Marinho JR, Genta R, Ribeiro LT, Passos MDCF, Zaterka S, Assumpção PP, Barbosa AJA, Barbuti R, Braga LL, Breyer H, Carvalhaes A, Chinzon D, Cury M, Domingues G, Jorge JL, Maguilnik I, Marinho FP, Moraes-Filho JP, Parente JML, Paula-E-Silva CM, Pedrazzoli-Júnior J, Ramos AFP, Seidler H, Spinelli JN, Zir JV. IVTH BRAZILIAN CONSENSUS CONFERENCE ON HELICOBACTER PYLORI INFECTION. Arq Gastroenterol. 2018.

Chinese expert consensus on gastroesophageal reflux disease in 2020

Chinese expert consensus on gastroesophageal reflux disease in 2020

Xiao YL, Zhou LY, Hou XH, Li YQ, Zou DW, Chen MH, Chinese Society of Gastroenterology. Chinese expert consensus on gastroesophageal reflux disease in 2020. J Dig Dis. 2021.

Evidence-based clinical practice guidelines for gastroesophageal reflux disease 2021

Evidence-based clinical practice guidelines for gastroesophageal reflux disease 2021

Iwakiri K, Fujiwara Y, Manabe N, Ihara E, Kuribayashi S, Akiyama J, Kondo T, Yamashita H, Ishimura N, Kitasako Y, Iijima K, Koike T, Omura N, Nomura T, Kawamura O, Ohara S, Ozawa S, Kinoshita Y, Mochida S, Enomoto N, Shimosegawa T, Koike K. Evidence-based clinical practice guidelines for gastroesophageal reflux disease 2021. J Gastroenterol. 2022.

Management of Helicobacter pylori infection: the Maastricht VI/Florence consensus report

Management of Helicobacter pylori infection: the Maastricht VI/Florence consensus report

Malfertheiner P, Megraud F, Rokkas T, Gisbert JP, Liou JM, Schulz C, Gasbarrini A, Hunt RH, Leja M, O'Morain C, Rugge M, Suerbaum S, Tilg H, Sugano K, El-Omar EM, European Helicobacter and Microbiota Study group. Management of Helicobacter pylori infection: the Maastricht VI/Florence consensus report. Gut. 2022.