Os TRAb (do inglês Thyrotropin Receptor Antibodies) são anticorpos que se ligam ao receptor do hormônio estimulante da tireoide (TSH ou tireotropina), localizado na superfície das células tireoidianas. Em português, podem ser denominados também como “anticorpo anti-TSH”, “anticorpo anti-receptor de TSH” ou “anticorpo contra o receptor de tireotropina”.
Na doença de Graves — a causa mais comum de hipertiroidismo —, os TRAb atuam de forma estimuladora, aumentando a produção de hormônios tireoidianos. Esses anticorpos estimuladores também são conhecidos como imunoglobulinas estimulantes da tireoide ou TSI (do inglês Thyroid Stimulating Immunoglobulins). Contudo, nem todos os TRAb possuem efeito estimulador; alguns podem ter ação inibitória ou neutra.
Existem dois métodos para a dosagem laboratorial dos TRAb. Uma técnica detecta todos os TRAb, sem distinção, por um ensaio laboratorial competitivo (TSH-Binding Inhibitory Immunoglobulins ou TBII). A outra detecta somente os TRAb com ação estimuladora da tireoide, os TSI.
A quantificação desses anticorpos auxilia no diagnóstico diferencial de hipertireoidismo, na avaliação da probabilidade de remissão ou recidiva após tratamento com tionamidas e na predição de hipertireoidismo neonatal.
Referências: