Classificação de Cormack-Lehane

A classificação Cormack-Lehane é um sistema utilizado para descrever a visualização da laringe obtida durante a laringoscopia direta. É um sistema de graduação que classifica a visualização em quatro categorias, com base nas estruturas que são visíveis:

  • Grau I: Visão completa das cordas vocais.
  • Grau II: Visão parcial das cordas vocais ou apenas as extremidades posteriores das cordas são visíveis.
  • Grau III: Apenas a epiglote é visível, nenhuma parte da glote é vista.
  • Grau IV: Nem a epiglote nem a glote podem ser vistas.

Referências:

  1. Krage R, van Rijn C, van Groeningen D, Loer SA, Schwarte LA, Schober P. Cormack-Lehane classification revisited. Br J Anaesth. 2010.

Aproveite e leia

8 de Janeiro de 2024

Quando Transfundir Concentrado de Hemácias

Anemia e hemotransfusões são frequentes em pacientes internados. Já se investigaram diferentes limiares para transfusões, com uma tendência atual para preferir metas restritivas (hemoglobina mais baixa) à liberais (hemoglobina mais alta). Estudos sobre esses limiares em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) ainda são escassos. Em novembro de 2023, foi publicado o estudo MINT no New England Journal of Medicine, que comparou metas em pacientes com IAM. Neste tópico serão abordadas as indicações de hemotransfusão em diferentes grupos e os resultados do estudo.

19 de Dezembro de 2024

Caso Clínico #27

Mulher de 19 anos procura o ambulatório com cefaleia há 02 anos.

3 de Outubro de 2022

Acetazolamida para Insuficiência Cardíaca Descompensada

Um destaque do congresso de 2022 da European Society of Cardiology (ESC), o estudo ADVOR avaliou o uso de acetazolamida na descompensação de insuficiência cardíaca (IC) e seus desfechos clínicos. Em um cenário comum, porém com menos estudos do que gostaríamos, o ADVOR chega para ser um dos maiores trabalhos de diureticoterapia na IC. Vamos aprofundar nesse estudo e na sua pergunta clínica.