Estudo Prova de Conceito

Estudos de prova de conceito (proof-of-concept) são ensaios clínicos preliminares, geralmente de curta duração e com poucos participantes, que buscam avaliar se um novo medicamento ou intervenção possui o potencial terapêutico esperado. Esses estudos focam em demonstrar sinais iniciais de eficácia e segurança, validar o mecanismo de ação e auxiliam na definição de doses e no desenho de ensaios futuros. Ensaios clínicos duplo-cegos, controlados, randomizados em larga escala são caros e os estudos prova de conceito auxiliam na decisão de realizá-los.

Exemplo: Imatinib

  • Prova de conceito: foi publicado no NEJM em 2001 um estudo que avaliou o uso de imatinib em 83 pacientes com Leucemia Mieloide Crônica nos quais o tratamento com interferon havia falhado. Dos 54 pacientes que receberam 300 mg ou mais de imatinib, 53 atingiram controle hematológico
  • Estudo em larga escala: também publicado no NEJM, agora em 2003, um estudo randomizado com 1106 pacientes comparou o uso de Imatinib 400mg uma vez ao dia com interferon e citarabina em baixa dose. Imatinib foi superior em resposta hematológica, tolerabilidade e risco de crise blástica.

Referências:

  1. O'Brien SG, Guilhot F, Larson RA, Gathmann I, Baccarani M, Cervantes F, Cornelissen JJ, Fischer T, Hochhaus A, Hughes T, Lechner K, Nielsen JL, Rousselot P, Reiffers J, Saglio G, Shepherd J, Simonsson B, Gratwohl A, Goldman JM, Kantarjian H, Taylor K, Verhoef G, Bolton AE, Capdeville R, Druker BJ, IRIS Investigators. Imatinib compared with interferon and low-dose cytarabine for newly diagnosed chronic-phase chronic myeloid leukemia. N Engl J Med. 2003.
  2. Goldman JM, Melo JV. Targeting the BCR-ABL tyrosine kinase in chronic myeloid leukemia. N Engl J Med. 2001.
  3. Chen C. Opportunities and pitfalls in clinical proof-of-concept: principles and examples. Drug Discov Today. 2018.

Aproveite e leia

3 de Outubro de 2022

Acetazolamida para Insuficiência Cardíaca Descompensada

Um destaque do congresso de 2022 da European Society of Cardiology (ESC), o estudo ADVOR avaliou o uso de acetazolamida na descompensação de insuficiência cardíaca (IC) e seus desfechos clínicos. Em um cenário comum, porém com menos estudos do que gostaríamos, o ADVOR chega para ser um dos maiores trabalhos de diureticoterapia na IC. Vamos aprofundar nesse estudo e na sua pergunta clínica.

4 de Dezembro de 2023

Semaglutida para Prevenção Cardiovascular Secundária

A semaglutida reduz eventos cardiovasculares em pacientes com diabetes. Será que essa droga é capaz de reduzir esses desfechos em pacientes de alto risco sem diabetes, porém com obesidade ou sobrepeso? Essa foi a pergunta que o estudo SELECT, publicado no New England Journal of Medicine em novembro, tentou responder. Esse tópico revisa o que existe para prevenção secundária e traz os resultados do estudo.

16 de Setembro de 2024

Bacteremia por Staphylococcus aureus

A bacteremia por Staphylococcus aureus tem uma mortalidade de 10 a 30%. Indicação de ecocardiograma, necessidade de repetir hemoculturas e tempo de tratamento são dúvidas frequentes. Este tópico revisa as manifestações, abordagem inicial e tratamento dessa condição.