Geladura, também conhecida como pérnio, são lesões inflamatórias localizadas que ocorrem como resultado da exposição a condições frias e úmidas. Caracterizam-se por pápulas ou nódulos vermelhos e roxos, tipicamente encontrados em superfícies acrais como os dedos das mãos, dos pés, orelhas e nariz. A patofisiologia envolve vasoespasmo e uma resposta vascular anormal ao frio, levando a hipoxemia e inflamação das paredes dos vasos. Edema dérmico e infiltrado inflamatório, frequentemente centrado em torno das glândulas écrinas, são achados histológicos comuns. Pernioses podem ser idiopáticas ou secundárias a condições subjacentes, como doenças do tecido conjuntivo ou distúrbios hematológicos. O diagnóstico é essencialmente clínico, mas a biópsia de pele pode ser útil em casos incertos.
Referências:
- Prakash S, Weisman MH. Idiopathic chilblains.
Am J Med.
2009.
APROVEITE E LEIA:
18 de Julho de 2022
Câncer de Reto e Inibidores de Checkpoint
As medicações antineoplásicas conhecidas como inibidores de checkpoint concederam o prêmio Nobel ao seus descobridores em 2018. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) em junho de 2022 encontrou resultados animadores desses fármacos no manejo do câncer de reto. Aproveitando a publicação, vamos rever o tema.
1 de Agosto de 2022
Febre Maculosa Brasileira
Em junho de 2022, a Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério da saúde lançou um manual chamado: “Febre Maculosa - Aspectos epidemiológicos, clínicos e ambientais”, trazendo em 162 páginas vários conceitos importantes sobre essa doença pouco mencionada, indo da investigação clínica até como fazer a notificação e prevenção dessa doença. Para revisarmos os principais conceitos, trouxemos a segunda seção deste manual: Aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento
10 de Outubro de 2022
Reposição de Vitamina D
Em julho de 2022, um grande ensaio clínico randomizado sobre vitamina D e desfechos ósseos foi publicado no New England Journal of Medicine. Vamos discutir sobre esse assunto que é alvo de uma das maiores polêmicas endocrinológicas da atualidade!