Índice Tornozelo-Braquial (ITB)

O índice tornozelo-braquial (ITB) é um exame não invasivo utilizado para diagnosticar DAOP.

Para realizar o exame, o paciente deve estar em repouso por 5 a 10 minutos em posição supina, com a cabeça e os calcanhares apoiados. O paciente não deve fumar pelo menos 2 horas antes do exame.

Escolha um manguito adequado ao tamanho do membro, com largura que contorne pelo menos 40% da circunferência do membro. Coloque o manguito ao redor do tornozelo, com a borda inferior a 2 cm acima do aspecto superior do maléolo medial. O doppler deve ter frequência de 8-10 mHz. Ligue o doppler e posicione a sonda na área do pulso a um ângulo de 45° a 60° em relação à superfície da pele. Verifique a pressão sistólica nas artérias braquiais de ambos braços e nas artérias tibial posterior e pediosa (dorsal do pé) em ambas pernas. Use as maiores pressões para o cálculo do ITB. O ITB é calculado dividindo-se a maior pressão sistólica do tornozelo pela maior pressão sistólica braquial.

Saiba mais em Episódio 10: Índice Tornozelo-Braquial.


APROVEITE E LEIA:

26 de Agosto de 2024

Doença Arterial Periférica: Diretriz AHA/ACC 2024

Em junho de 2024, o American College of Cardiology (ACC) e a American Heart Association (AHA) publicaram uma diretriz sobre manejo da doença arterial periférica. Esse documento substitui a diretriz de 2016. Esta revisão aborda a apresentação clínica, diagnóstico e tratamento dessa condição com base nessa nova publicação.