É uma medida ultrassonográfica que quantifica a distância que o sangue percorre a cada batimento. Essa distância (chamada de VTI) é calculada medindo a área sob a curva de velocidade pelo tempo de um pulso (veja figura abaixo). Para adquirir essa curva com o ultrassom, deve-se usar o doppler pulsátil na via de saída do ventrículo esquerdo na janela apical 5 câmaras.
O VTI é proporcional ao volume sistólico. Em conjunto com a área da via de saída do ventrículo esquerdo (AVSVE), pode-se calcular o volume sistólico (VS) da seguinte forma:
VS = VTI x AVSVE
A AVSVE é considerada um círculo e é calculada a partir do diâmetro da via de saída durante a visualização da janela paraesternal eixo longo.

Referências:
- Parker CW, Kolimas AM, Kotini-Shah P. Velocity-Time Integral: A Bedside Echocardiography Technique Finding a Place in the Emergency Department. J Emerg Med. 2022.
Aproveite e leia
18 de Dezembro de 2023Anemia Ferropriva
A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia no mundo. A anemia ferropriva tem impacto em todos os países, afetando especialmente crianças, mulheres em idade reprodutiva e pessoas com doenças crônicas. Esta revisão aborda as manifestações clínicas, diagnóstico laboratorial e tratamento desta condição
25 de Abril de 2024Caso Clínico #19
Homem de 63 anos, transplante renal há 14 anos, apresenta febre diária há 2 meses.
15 de Agosto de 2022Gabapentinoides, Dor Neuropática e Eventos Adversos
Os gabapentinoides (pregabalina e gabapentina) são anticonvulsivantes amplamente utilizados para a dor neuropática. Vistos como drogas seguras, a prescrição dessas medicações têm aumentado progressivamente. Estudo publicado em julho no American Journal of Kidney Diseases (AJKD) investigou a associação de gabapentinoides e eventos adversos em idosos com doença renal crônica. Vamos ver os resultados e revisar a evidência sobre essas medicações.