Obstrução da Via de Saída do Ventrículo Esquerdo (VSVE)

Obstrução da via de saída do ventrículo esquerdo (VSVE) é uma condição em que há um bloqueio ou estreitamento na via pela qual o sangue sai do ventrículo esquerdo para entrar na aorta. Essa obstrução pode ocorrer em vários níveis anatômicos, incluindo as regiões subvalvar, valvar e supravalvar.

A obstrução da VSVE pode ser congênita ou adquirida. As formas congênitas envolvem anormalidades estruturais, como estenose subaórtica, estenose aórtica valvar ou estenose aórtica supravalvar.

As formas adquiridas estão frequentemente associadas à cardiomiopatia hipertrófica (CMH). Nesse caso, a obstrução é causada pelo movimento sistólico anterior (SAM) do folheto da valva mitral. Esse fenômeno leva a um deslocamento do folheto anterior da válvula mitral em direção à VSVE durante a sístole, levando à obstrução do fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para a aorta. Várias alterações morfológicas contribuem para que o SAM ocorra na CMH, entre elas a redução da cavidade ventricular e hipertrofia das paredes.

Na CMH, a obstrução da VSVE é dinâmica e sensível a alterações na carga ventricular e na contratilidade. Aumento da contratilidade miocárdica, diminuição da pré-carga ou redução da pós-carga aumentarão o gradiente da VSVE.


Referências:

  1. Patel P, Dhillon A, Popovic ZB, Smedira NG, Rizzo J, Thamilarasan M, Agler D, Lytle BW, Lever HM, Desai MY. Left Ventricular Outflow Tract Obstruction in Hypertrophic Cardiomyopathy Patients Without Severe Septal Hypertrophy: Implications of Mitral Valve and Papillary Muscle Abnormalities Assessed Using Cardiac Magnetic Resonance and Echocardiography. Circ Cardiovasc Imaging. 2015.
  2. Adams JC, Bois JP, Masaki M, Yuasa T, Oh JK, Ommen SR, Nishimura RA, Klarich KW. Postprandial Hemodynamics in Hypertrophic Cardiomyopathy. Echocardiography. 2015.

APROVEITE E LEIA:

10 de Julho de 2023

Videolaringoscopia versus Laringoscopia Direta no Paciente Crítico

O videolaringoscópio (VL) é reconhecido como uma ferramenta para otimizar a visualização durante a intubação. Sua capacidade de reduzir falhas na primeira tentativa de intubação ainda é uma dúvida. Em junho de 2023, foi publicado o estudo DEVICE no New England Journal of Medicine, avaliando o uso do VL na intubação. Este tópico revisa a técnica de videolaringoscopia e traz detalhes do estudo.

15 de Janeiro de 2024

Diagnóstico de Infecção pelo Clostridioides difficile

A infecção pelo Clostridioides difficile (ICD, previamente chamado de Clostridium difficile) é um problema cada vez mais comum. Em setembro de 2023 foi publicado no JAMA o trabalho Multistep Testing Algorithms for Clostridioides difficile Infection, parte da série JAMA Diagnostic Test Interpretation. Este tópico revisa o diagnóstico dessa doença.

17 de Outubro de 2022

Tratamento de Neurossífilis

Nos últimos anos há um aumento de casos de sífilis no Brasil. A neurossífilis é uma manifestação rara em que se recomenda o tratamento com penicilina endovenosa, diferente do habitual com penicilina benzatina intramuscular. Existem esquemas alternativos com ceftriaxona ou doxiciclina, mas as diretrizes internacionais e nacionais dão preferência à penicilina. O tratamento endovenoso tem problemas como a necessidade de internação e via de administração, além do possível desabastecimento de penicilina como o que ocorreu de 2014 a 2017. Em 2021 foi publicado no Lancet um trabalho que compara ceftriaxona e penicilina no tratamento da neurossífilis. Vamos aproveitar o artigo para revisar o tema.