Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO)

ECMO é uma forma de suporte de vida extracorpóreo. Atua por meio de um circuito externo artificial dando suporte pulmonar e/ou cardíaco de forma temporária. Por vezes atua como ponte para terapias definitivas como transplante.

Há dois modos de ECMO: veno-venosa (VV) e veno-arterial (VA).

A ECMO VV é utilizada para suporte respiratório. Ela retira o sangue do sistema venoso, passa por um oxigenador e retorna novamente para o sistema venoso. Esta modalidade é indicada em casos graves de insuficiência respiratória refratária ao manejo convencional.

A ECMO VA promove suporte respiratório e cardíaco. Ela retira sangue do sistema venoso, passa por um oxigenador e retorna ao sangue arterial. É principalmente utilizada em pacientes com choque cardiogênico com ou sem insuficiência respiratória refratária como ponte para transplante.


Referências:

  1. Ferrel MN, Raza SS, Tang P, Haft J, Ala AAE. Cannulation strategies for extracorporeal membrane oxygenation. Indian J Thorac Cardiovasc Surg. 2023.
  2. Bachmann KF, Berger D, Moller PW. Interactions between extracorporeal support and the cardiopulmonary system. Front Physiol. 2023.