O "padrão ouro" para diagnóstico refere-se ao teste ou referência considerado mais preciso para determinar a presença ou ausência de uma doença. O padrão-ouro específico varia conforme a doença em questão.
A utilidade de um padrão-ouro na avaliação de um novo teste diagnóstico está no seu papel como referência de comparação. Um padrão ouro, com sua precisão diagnóstica estabelecida, fornece um ponto de referência contra o qual o desempenho de um novo teste pode ser medido. Quando um novo teste diagnóstico é desenvolvido, sua sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo são frequentemente comparados aos do padrão-ouro para determinar se o novo teste fornece um diagnóstico preciso.
Referências:
- Cohen JF, Korevaar DA, Altman DG, Bruns DE, Gatsonis CA, Hooft L, Irwig L, Levine D, Reitsma JB, de Vet HC, Bossuyt PM. STARD 2015 guidelines for reporting diagnostic accuracy studies: explanation and elaboration.
BMJ Open.
2016.
Aproveite e leia
20 de Junho de 2022
Tratamento da Fibrose Pulmonar Idiopática
A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença grave e progressiva. Na conferência da American Thoracic Society de 2022 foi apresentado um estudo com uma nova terapêutica para FPI. Vamos rever o tratamento e explorar essa nova evidência.
6 de Maio de 2024
Varfarina: Bulário e Quando Preferir em Relação aos DOACs
A varfarina é um anticoagulante antagonista da vitamina K. Ela atua inibindo os fatores de coagulação dependentes desse nutriente: proteína C, proteína S e fatores de coagulação II, VII, IX e X. Os anticoagulantes orais diretos (DOAC) são a primeira escolha em muitas situações, mas a varfarina ainda tem espaço na prática. Uma recente revisão do Journal of the American College of Cardiology avaliou essa questão e um ensaio clínico de janeiro de 2024 publicado no Circulation estudou a varfarina em indivíduos frágeis. Este tópico revisa o uso atual de varfarina.
22 de Janeiro de 2024
Prevalência, Fatores de Risco e Subdiagnóstico de Demências no Brasil
Com a transição demográfica, o atendimento a pessoas com demências será cada vez mais comum. Apesar da sua relevância, até recentemente o Brasil carecia de dados epidemiológicos sobre o tema. O estudo da iniciativa ELSI-Brasil veio para mudar esse cenário. Este tópico revisa a definição, fatores de risco e prevalência das demências no Brasil.