As crises epilépticas podem ser classificadas como de início focal ou generalizado. Essa divisão tem influência na escolha do antiepiléptico.
- Crise de início focal: início de atividade epiléptica em apenas um hemisfério cerebral. Tipo de crise mais comum do adulto. Podem ser subdivididas em perceptivas, quando a percepção do evento é mantida, e disperceptivas.
- Crise de início generalizado: início de atividade epiléptica simultaneamente em ambos os hemisférios cerebrais.
A distinção de focal e generalizada é um julgamento que envolve a semiologia da crise, eletroencefalograma e outros exames. As crises são classificadas em relação à maneira que elas iniciam. Quando não existem informações suficientes para uma análise segura, a crise pode ser classificada como de início desconhecido.
Aproveite e leia
9 de Setembro de 2024Mpox (Monkeypox)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em agosto de 2024 que os casos de mpox (a antiga monkeypox) em países africanos são uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. O tópico "Mpox" revisa o diagnóstico e o manejo dessa doença.
11 de Dezembro de 2023Meningite Tuberculosa
A minoria dos pacientes com tuberculose tem manifestações no sistema nervoso central (SNC), porém essa apresentação tem mortalidade elevada e incide em uma população vulnerável. Em outubro de 2023, foi publicado no New England Journal of Medicine um estudo avaliando a dexametasona na meningite tuberculosa em pessoas com HIV. Esse tópico revisa o tema e traz os resultados do estudo.
28 de Novembro de 2024Caso Clínico #26
Homem de 36 anos procura o pronto atendimento por icterícia há 4 dias.