TOAST - Trial of Org 10172 in Acute Stroke Treatment

O sistema de classificação Trial of Org 10172 in Acute Stroke Treatment (TOAST) categoriza os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos em cinco tipos etiológicos: aterosclerose de grandes artérias (LAA), cardioembolismo (CE), oclusão de pequenos vasos (SVO), acidente vascular cerebral de outra etiologia determinada, e acidente vascular cerebral de etiologia indeterminada. Essa classificação auxilia na compreensão dos mecanismos fisiopatológicos do acidente vascular cerebral, orientando decisões de tratamento. A classificação TOAST é amplamente utilizada na prática e na pesquisa clínicas para padronizar a categorização dos subtipos de AVC isquêmico.

Esta classificação orienta as decisões terapêuticas e o prognóstico. Por exemplo, identificar um AVC como de origem cardioembólica pode influenciar a decisão de iniciar a anticoagulação, enquanto um AVC por doença de pequenos vasos pode ser tratado com agentes antiplaquetários. A classificação também pode ajudar a identificar pacientes com AVC de etiologia indeterminada, o que pode levar a investigações diagnósticas adicionais.


Referências:

  1. Knight-Greenfield A, Nario JJQ, Gupta A. Causes of Acute Stroke: A Patterned Approach. Radiol Clin North Am. 2019.

APROVEITE E LEIA:

10 de Abril de 2023

Hepatite Alcoólica

O álcool é uma das principais causas de doença hepática no mundo. Em dezembro de 2022, o New England Journal of Medicine (NEJM) publicou uma revisão de hepatite associada ao álcool trazendo novos conceitos sobre estratificação de risco e tratamento dessa patologia. Neste tópico revisamos esse tema.

20 de Maio de 2024

Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado (MGUS)

A gamopatia monoclonal de significado indeterminado (MGUS) é uma condição pré-maligna com risco de evoluir para neoplasia hematológica, principalmente mieloma múltiplo. A maioria dos pacientes com MGUS não progredirá para quadros neoplásicos, dificultando a escolha de quem se beneficiaria de investigação adicional. Em abril de 2024, foi publicado no Annals of Internal Medicine uma calculadora de risco para auxiliar na indicação de investigação medular nesses pacientes. Este tópico revisa MGUS e traz os resultados do estudo.

22 de Julho de 2024

Intoxicações Ameaçadoras à Vida

Intoxicação crítica é aquela que leva a parada cardíaca, choque refratário ou outra condição com ameaça de parada cardíaca. Quando essas situações críticas ocorrem por intoxicações, a conduta costuma diferir do habitual. A American Heart Association (AHA) publicou uma atualização recente sobre esse tema. O tópico intoxicações ameaçadoras a vida - diretriz AHA 2023 traz os principais pontos da diretriz.