Variáveis contínuas são um tipo de variável quantitativa que podem assumir infinitos valores dentro de um intervalo específico. Elas são usadas para representar medidas que podem ser divididas em unidades menores infinitamente, como tempo, temperatura, distância, ou qualquer outra medição que possa ser fracionada de forma precisa e não apenas contada em números inteiros. Por exemplo, a temperatura pode variar de 20.1 a 20.2 graus, e esses valores intermediários fazem sentido, indicando que a temperatura é uma variável contínua.
Uma variável discreta é um tipo de variável quantitativa que pode assumir um número limitado de valores distintos e separados. Diferentemente das variáveis contínuas, que podem representar qualquer valor dentro de um intervalo, as variáveis discretas geralmente assumem valores inteiros e são usadas para contar ou categorizar informações. Um exemplo é o número de pacientes em um hospital, que não pode ter valores fracionários.
APROVEITE E LEIA:
20 de Fevereiro de 2023
POCUS no Derrame Pleural
A ultrassonografia à beira do leito (POCUS) cada vez mais faz parte da avaliação na emergência. Todo dia a técnica é aprimorada e incorporada nos atendimentos. Um artigo do British Medical Journal (BMJ) publicado em janeiro de 2023 trouxe alguns pontos da abordagem do derrame pleural com POCUS. Aproveitamos para revisar esse tópico aqui no Guia.
5 de Agosto de 2024
Diagnóstico de Espondiloartrites
Em janeiro de 2024, o Annals of the Rheumatic Diseases publicou novos resultados da coorte SPACE (SPondyloArthritis Caught Early). Esse estudo avalia as propriedades diagnósticas dos sinais, sintomas e exames complementares da investigação de espondiloartrites, especificamente nos pacientes com dor lombar crônica há menos de dois anos. O tópico “Diagnóstico de espondiloartrites" revisa o que são as espondiloartrites, a apresentação clínica e os principais exames complementares.
11 de Março de 2024
Consenso de Intoxicação por Paracetamol
O paracetamol é um analgésico e antitérmico comum e seguro em doses terapêuticas habituais. As doses supra terapêuticas podem causar lesão hepática grave, sendo uma importante causa de insuficiência hepática aguda. Em agosto de 2023, o Journal of the American Medical Association (JAMA) publicou o consenso americano e canadense para manejo dessa intoxicação. Este tópico revisa o tema e traz as principais informações deste consenso.