Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo - VEF1

O Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo (VEF1) é uma medida nos testes de função pulmonar que quantifica o volume de ar que uma pessoa pode expirar com força no primeiro segundo de uma respiração forçada. É um parâmetro importante no diagnóstico e monitoramento de doenças pulmonares obstrutivas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O VEF1 responde à terapia broncodilatadora, com melhorias no VEF1 frequentemente usadas como um marcador de eficácia do tratamento na asma e na DPOC.

O VEF1 é uma medida padrão na espirometria, e é frequentemente avaliado em relação à Capacidade Vital Forçada (CVF) para derivar a relação VEF1/CVF, que pode indicar a presença de obstrução das vias aéreas. Uma relação VEF1/CVF reduzida, mesmo quando o VEF1 está dentro da faixa normal, pode predizer morbidade e mortalidade em pacientes com doenças respiratórias.


Referências:

  1. Miller MR, Hankinson J, Brusasco V, Burgos F, Casaburi R, Coates A, Crapo R, Enright P, van der Grinten CP, Gustafsson P, Jensen R, Johnson DC, MacIntyre N, McKay R, Navajas D, Pedersen OF, Pellegrino R, Viegi G, Wanger J, ATS/ERS Task Force. Standardisation of spirometry. Eur Respir J. 2005.